Sobre o GDIN:
Grupo de Pesquisas em Dinâmica da Inovação
O Grupo de Pesquisas em Dinâmica da Inovação (GDIN), há mais de dez anos, se dedica a estudar processos de geração, difusão e uso de conhecimento e de inovação em firmas, universidades, setores, regiões e sistemas de inovação. Centra seu interesse na compreensão de elementos e processos que explicam a dinâmica inovativa e, assim, questões como proximidade geográfica e relação entre firmas e instituições, aprendizagem, interação universidade-empresa, capacidades da empresa para inovar, estrutura e desempenho inovativo de segmentos produtivos são questões de estudo. Colaborar para a formação de recursos humanos e contribuam para o debate e ação normativa a respeito da dinâmica produtiva e inovativa no Brasil. É vinculado à Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS, liderado pela Profa. Dra. Janaina Ruffoni e formado por um conjunto diverso de pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação.

Janaina Ruffoni
Conheça a Professora Dra.
É professora titular na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atua há 25 anos. Há mais de dez anos é docente permanente no Programas de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e desde 2022 no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Há dez anos lidera o Grupo de Pesquisa em Dinâmica da Inovação (GDIN) avançando na discussão e pesquisa de temas como: sistemas de ciência, tecnologia e inovação; paradigmas tecnológicos; adoção e difusão de inovações; dinâmica da concorrência e estudos setoriais; dinâmica e capacidades de inovação das empresas; interação universidade-empresa; proximidades e fluxos de conhecimento; progresso tecnológico na área da saúde humana. Também é Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) e coordenadora e participante de diversos projetos de pesquisa financiados por agências públicas.
Conheça o Projeto CNPq Universal
A pesquisa "Dinâmica da Inovação das Firmas Brasileiras e Argentinas: uma análise do papel da interação com universidades e do financiamento público" é financiada pelo CNPq, pelo Edital Universal 18/2021.
Essa pesquisa discute a dinâmica de geração de inovações pelas empresas. A geração da inovação é facilitada por uma série de condições: existência de infraestrutura científica e tecnológica, disponibilidade de recursos humanos qualificados, sistema de financiamento, marco regulatório apropriado e outros. Compreender tais condicionantes e facilitadores é fundamental para explicar o crescimento econômico de empresas, setores e países. A literatura destaca que a empresa não inova de forma isolada, sendo fundamental a interação com outros atores, bem como necessita continuamente de recursos financeiros para inovar. Por um lado, a universidade, por meio de seus grupos de pesquisa, tem papel relevante para a geração da inovação e, por outro, o financiamento destinado à atividade inovativa é uma fonte de recursos para as empresas. A intenção é analisar como tais aspectos do comportamento das empresas, a interação com universidades, e a captação de recursos financeiros influenciam na geração da inovação. A hipótese central do trabalho é que as empresas que realizam, de forma sistemática, parcerias com universidades buscando capacitarem-se e desenvolverem pesquisas conjuntas, têm melhores condições de gerar inovações de forma contínua. Da mesma forma, supõe-se que aquelas empresas que captam recursos financeiros públicos ampliam suas condições para inovar. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica,com uso de revisão sistemática da literatura, de pesquisa qualitativa (análise de casos em profundidade) e pesquisa survey. Um dos produtos da pesquisa também é a realização e divulgação do programa "Tecendo Saberes" que objetiva discutir com especialistas e praticantes da interação universidade-empresa, suas características, particularidades, complexidades, resultados e agenda de pesquisa.
Bolsistas GDIN

Marcela Scheid Hoppe
Graduanda em Relações Internacionais na Unisinos, bolsista em Pesquisa em Dinâmica da Inovação, consultora da Empresa Júnior de consultoria empresarial da Unisinos, presidente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais e pesquisadora no Laboratório Acadêmico de Relações Internacionais da Unisinos

Marina Coutinho Heineck
Graduanda em Relações Internacionais na Unisinos e bolsista em Pesquisa em Dinâmica da Inovação.

Michele Kremer Sott
Doutora em Administração pela Unisinos. Mestra em Engenharia de Software pela Universidad del Quindío, mestra em Engenharia de Sistemas e Processos Industriais e graduada em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Patrícia Lopes
Mestra em Economia e Doutoranda em Administração pela Unisinos.
Esse Projeto é um Financiamento

